quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividades do 2º ano Português e Literatura

Dia 24/03

Terça-feira, 24/03/2020
Atividade de Português – Professora Fernanda Baruffi – 2º ano
1. Escreva a classe gramatical de cada palavra das frases dadas:
Exemplo: Minha mãe viajou para Paris.
Minha: pronome
Mãe: substantivo
Viajou: verbo
Para: preposição
Paris: substantivo
a) Nove crianças permaneceram sob a ponte durante a chuvarada.
b) Muitos costumes portugueses ainda são conservados em nosso país.
c) Não há. Oh gente, luar como este do sertão.
d) A festa estava muito animada e acabou muito tarde.
e) Falam muito mal dela, agora fingem-se seus amigos fiéis.
2. Desenvolva os tópicos em parágrafos:
a) Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que existe hoje em várias cidades.
b) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação.
c) Um meio de comunicação tão importante como a televisão não deve sofrer censura.
d) O desrespeito aos direitos humanos manifesta-se de várias formas.
e) A vida nas grandes cidades oferece vantagens e desvantagens.
Atividades 1 e 2 para fazer e entregar no retorno. (Com letra legível, preferencialmente a caneta azul ou preta.)
Estou à disposição no grupo para tirar dúvidas na terça-feira: manhã e tarde; e quinta-feira, manhã e tarde.

Terça-feira, 24/03/2020
Atividade de Literatura – Professora Fernanda Baruffi – 2º ano
Leia, no livro didático de Língua Portuguesa e Literatura, no capítulo 1, a parte referente à Literatura (páginas 22). Responda as questões da página 15. Sobre a teoria das páginas 16, 17 e 22, elabore 3 questões de Verdadeiro (V) ou Falso (F) e mais 3 questões de assinalar, com três alternativas de respostas cada questão. No final, coloque o gabarito das seis questões.
Atividades para fazer e entregar no retorno. (Com letra legível, preferencialmente a caneta azul ou preta.)
Estou à disposição no grupo para tirar dúvidas na terça-feira: manhã e tarde; e quinta-feira, manhã e tarde.
Caprichem e se cuidem bem. Professora Fernanda

Dia 31/03

Português
Artigos de opinião, ZH 28 e 29 de março de 2020.


Abaixo da página completa do jornal Zero Hora, coloquei os textos separados para melhor leitura.



Atividades sobre os textos:
1.      Vocabulário dos textos. Pesquise e anote no caderno os significados das palavras pedidas. Escolha cinco palavras de cada conjunto e escreva uma frase bem elaborada com cada uma das palavras. Em www.dicio.com.br você terá um ótimo dicionário para estudo. Ele é muito bom.
-Palavras do primeiro texto: assintomáticas; crônicas; disseminação; gotículas; imunocomprometidas; infectologista; isolamento.
-Palavras do segundo texto: caos; compassivas; disparidade; drogadição; estrito; impermanência; linhagens; lúcida; mosaico; paira; pandemia; paradigma; surtos.

2.      Os dois textos são artigos de opinião. Que características que tem um artigo de opinião? (Já falamos em aula sobre o artigo de opinião.)

3.      Escreva um breve resumo de cada um dos artigos.

4.      O que a assinatura dos artigos, juntamente com a explanação de quem é o autor do mesmo, implica em nossa leitura?

5.      Você considera que um dos artigos seja mais admissível que o outro? Qual? Justifique sua resposta.


6.      Levando em consideração os últimos dias que estamos vivendo em distanciamento social, assistindo aos noticiários de tv, vendo várias informações sobre os acontecimentos atuais, escreva um texto colocando tua opinião de como você está vivenciando, sentindo essa nova realidade.

Literatura


Leia o texto e responda as questões (no caderno) com informações do texto abaixo e do texto que vocês já tem no caderno, sobre o contexto histórico.






Questões:
1. Mencione dois acontecimentos relevantes do contexto histórico do surgimento do Romantismo.

2.  Quais das alternativas representam valores burgueses que foram absorvidos pelo romantismo?
A ruptura com os padrões clássicos
B valorização do esforço individual
C representação fiel da realidade
D reconhecimento do trabalho
E ênfase na objetividade
F valorização das emoções

3.  Os autores dessa estética trabalharam o conteúdo de suas obras de forma pessoal, expressando o que sentem, aproximaram-se da fantasia, idealizaram os cenários, a natureza e cultuaram a liberdade de criação. As temáticas acima enumeradas são preferências dos Poetas .................................

4.  Na história da literatura, ................................. é o nome que se dá a uma narrativa extensa, com vários personagens. Se o ................................. apresentar características do Romantismo, é chamado de .................................romântico. Se apresentar características do realismo, é chamado de .................................. realista. ................................. é o nome que se dá ao movimento literário que que começou no final do século XVIII e vigorou até a metade do século XIX, aproximadamente. ................................. é aquele que se refere ao romantismo como movimento literário. Casimiro de Abreu, por exemplo, foi um poeta romântico. Fora do campo literário, as palavras ................................., ................................. e .................................tem outros significados. O termo ................................. pode significar “caso de amor”. As palavras ................................. e ................................. são usadas para designar situações que envolvem pessoas apaixonadas, como no slogan “Crie um clima romântico no dia dos namorados”.

5.  Quais as características do autor romântico? Como ele é e como se comporta?

6.  De acordo com a leitura do texto que características se destacam no romantismo?

Dia 07/04

Atividades 2º ano dia 07/04/2020.

Português
Bom dia, pessoal. Copiar no caderno o quadro dos tipos de texto:



E também copiar o mapa mental do texto narrativo:



Também fazer leitura (Sugestão: o livro de Literatura).
Literatura:

Cada um de vocês irá escolher um romance do período romântico para fazer a leitura neste mês de abril. José de Alencar é autor brasileiro. Camilo Castelo Branco e Almeida Garret são autores portugueses. A princípio, vocês farão a leitura do livro (um deles escolhido por vocês) e depois farão a atividade solicitada adiante.

Livros em domínio público do período romântico:

José de Alencar:
A viuvinha, Iracema, Lucíola, Cinco minutos, O guarani, Senhora.

Camilo Castelo Branco:
Amor de Perdição

Almeida Garret:
Viagens na minha terra


Se não conseguirem encontrar a obra, me chamem, que ajudo vocês.

Quero saber qual livro, cada um de vocês irá ler.

Me enviem junto com as fotos das atividades de hoje, qual foi o livro escolhido.


Dia 14/04

Atividades de Português e Literatura, turmas 21 e 22, dia 14-04-2020

Bom dia, pessoal. Espero que todos vocês estejam bem.
  
Atividade de Literatura- Continuar a leitura do romance romântico.

Quem ainda não decidiu, também tem o romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Quem ainda não decidiu, decidir logo que já perdeu uma semana de leitura.
Gostaria que todos me informassem o nome do romance que escolheu.

Podem me enviar junto com as fotos das atividades de Português.

Atividade de Português

Vou enviar 3 áudios hoje.
         1.      Sobre os tipos de textos.
         2.      Sobre o mapa mental do texto narrativo.
         3.      Atividade do texto narrativo (1 das atividades)

A outra atividade, vocês vão utilizar o livro didático de vocês.
Ler a crônica “O jovem casal” das páginas 145, 146 e identificar os elementos da narrativa na crônica: personagens, tempo, espaço, narrador (de qual tipo) e enredo (as ações, acontecimentos).

Respondam as atividades no caderno. 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial